terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SOS Santa Catarina - Brasília Solidária

28/11/2008

Quatro servidores da Defesa Civil do Distrito Federal embarcaram hoje para Santa Catarina. O GDF está se mobilizando para ajudar os desabrigados. Donativos de todos os tipos estão chegando de todo o Distrito Federal. A Campanha "SOS Santa Catarina - Brasília Solidária" começou quarta-feira e já está apresentando resultados surpreendentes. A Defesa Civil do Distrito Federal está recebendo e-mails e telefonemas de diversas pessoas querendo saber como podem ajudar.

Há diversos postos de arrecadação: todos os quartéis da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Delegacias, postos do Na Hora e Administrações Regionais estão recebendo os donativos e encaminhando à Defesa Civil.

Recomendamos alguns cuidados para quem pretende fazer as doações:

- Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade, com data de vencimento igual ou superior a dois meses e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;

- Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;

- Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;

- Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados.

Arrecadação de mantimentos para Santa Catarina chega a 10 toneladas no DF
Priscila Mendes
Correio Braziliense
30/11/2008

As ações de solidariedade para as vítimas das chuvas em Santa Catarina continuam firmes em todo o país. No Distrito Federal, em apenas três dias, as doações para a campanha SOS Santa Catarina Brasília Solidária — sob tutela do Governo do Distrito Federal — chegaram a 10 toneladas de roupas, colchões e alimentos. Além desses donativos, as vítimas dos temporais precisam urgentemente de medicamentos. Para ajudá-las, a empresa União Química Farmacêutica doou, ontem pela manhã, 80 mil unidades de classes terapêuticas como xaropes, antiinflamatórios e analgésicos para uso infantil e adulto. Estimados em R$ 500 mil, os donativos foram entregues na própria indústria, localizada no Pólo de Desenvolvimento Econômico Juscelino Kubitschek (Pólo JK), em frente a Santa Maria, e contou com a presença da primeira-dama do DF, Flávia Peres Arruda.
Muitas pessoas estão doando roupas e alimentos. Mas as vítimas precisam também de remédios, água potável e material de higiene pessoal para as necessidades básicas”, ressalta a madrinha da campanha Brasília Solidária. Ela é responsável por providenciar junto às associações dos caminhoneiros de cada cidade o transporte usado no recolhimento dos materiais arrecadados. “Estou muito feliz com a solidariedade do povo brasiliense. Até o fim da semana, vamos conseguir dobrar o número de doações”, espera.
Quem fará o transporte voluntário dos medicamentos até Santa Catarina será a empresa Rapidão Cometa. A previsão é de que eles sejam entregues amanhã, dia 1º, na prefeitura do município de São José, que ficará responsável pela distribuição na região. “Além da necessidade imediata das vítimas, são produtos que não podem ser transportados com outras doações como alimentos, por exemplo. Por isso, contamos com a parceria para agilizar a entrega”, explica Marcelo Ramos, gerente da União Química Farmacêutica.
Para ajudar a quem precisa, vale até abrir mão de um fim de semana de folga.
Isso não é nada perto do que eles estão passando. A gente vive no conforto e se esquece que poderíamos estar no lugar deles”, diz Eduardo Coutrim Nascimento, 30 anos. O brasiliense será o motorista do caminhão que levará os remédios até São Paulo. De lá, outro funcionário voluntário da Rapidão Cometa seguirá para o município de São José, na Região Metropolitana de Florianópolis.
Triagem
As doações recolhidas nos postos de arrecadação em todo o Distrito Federal são encaminhadas para o ginásio de esportes da Polícia Militar, no Setor Policial Sul. Cerca de 200 voluntários trabalham na triagem e armazenamento do material. “Estamos recebendo muita roupa, mas as pessoas devem doar mais alimentos de fácil consumo, como enlatados, sopinhas para crianças, biscoitos, leite em pó, amendoim e castanha”, recomenda Edna Gonçalves, gerente de proteção comunitária da Defesa Civil e coordenadora da triagem dos donativos. Além disso, a equipe de triagem precisa de sacos plásticos de 5kg e 10kg e caixas de papelão em bom estado para embalagem das doações.
A expectativa da Defesa Civil é a de que, em 20 dias de campanha, sejam arrecadadas pelo menos 100 toneladas de donativos.
As doações podem ser entregues em todos os quartéis da Polícia Militar, delegacias, unidades do Corpo de Bombeiros, estações do metrô, unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e administrações regionais, além dos postos do Na Hora, serviço criado para atendimento ao cidadão.
Turnos
De acordo com Edna, a primeira remessa de donativos será enviada para Santa Catarina na próxima quarta-feira. As doações serão levadas por aviões da Força Aérea Brasileira e por caminhões contratados pela Petrobras. Mais de 200 voluntários do Distrito Federal se mobilizaram para ajudar na arrecadação. Eles estão encarregados de ajudar na triagem das doações. O trabalho será dividido em turnos. “As doações não têm hora para chegar, por isso, vamos trabalhar até de madrugada”, diz Edna.

Nenhum comentário: