terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEMOROU... VAMOS VER SÓ É SE VAI FUNCIONAR...

Lula anuncia força-tarefa para Santa Catarina


Depois de pedir um minuto de silêncio em nome das vítimas das enchentes em Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de uma força-tarefa envolvendo ministros, militares, helicópteros e unidades móveis das Forças Armadas para auxiliar no socorro a desabrigados. A decisão foi comunicada há pouco, durante um evento do Ministério do Trabalho, em Brasília.
- Queria pedir para não terminar esse dia festejando como sempre. Gostaria de pedir para terminar com um minuto de silêncio em nome das vítimas de Santa Catarina - discursou o presidente durante a Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional do Ministério do Trabalho.

Para atuar no resgate e dar assistência para cerca de 42 mil pessoas desabrigadas, o Planalto deslocou 350 militares, quatro helicópteros, unidades blindadas e dez caminhões para levar alimentos às áreas mais atingidas.Segundo informações do Ministério da Defesa, foram enviados ao aeroporto de Navegantes, base das operações das Forças Armadas, dois helicópteros, sendo um de Santa Maria (RS) e outro do Rio de Janeiro. Um helicóptero Pantera, cedido pelo Comando de Aviação do Exército de Taubaté (SP) já atua no auxílio às vítimas da região de Blumenau. O mesmo comando deve enviar nas próximas horas outras duas aeronaves - modelos Pantera e Esquilo. O trabalho vai começar pelos municípios da região de Blumenau e de Florianópolis, onde as chuvas fizeram os maiores estragos. Nesta segunda-feira, um helicóptero da FAB transportou bombeiros para Cananéia e Luís Alves, de onde devem ser transportados feridos e isolados pelas cheias.

Ontem, no final da tarde, o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, deixou a reunião ministerial que ocorria na Granja do Torto mais cedo para embarcar para Santa Catarina. Na manhã de hoje, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, e o coordenador-geral de Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Neto, também devem chegar ao Estado para avaliar os estragos.- Os ministros irão analisar o que pode ser feito para liberar as estradas, já que muita gente visita Santa Catarina no final do ano. É um trabalho prioritário que precisa começar agora - disse Lula.Na tarde de ontem, o presidente também conversou com o governador Luiz Henrique da Silveira por telefone sobre a situação do Estado.

Nenhum comentário: