segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PARTICIPAÇÃO DE MILITARES EM FURTO DE DONATIVOS EM BLUMENAU/SC

NOTA PARA IMPRENSA EMITIDA PELO COMANDO DA 14ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA

Gen Bda MANOEL LUIZ NARVAZ PAFIADACHE
Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

A respeito dos fatos envolvendo um grupo de militares do Exército, pertencentes aos quadros do 23º Batalhão de Infantaria de BLUMENAU/SC (23º BI), os quais, juntamente com outras pessoas, foram filmados retirando, do centro de triagem de donativos instalado na Vila Germânica, itens destinados aos atingidos pelas enchentes na Região de BLUMENAU/SC, esclareço que:

1. Os fatos já estão sendo devidamente apurados por meio de procedimento administrativo-investigatório (Sindicância), imediatamente instaurado pelo Comandante do 23º BI, visando a completa elucidação sobre as circunstâncias em que se deram, a identificação dos militares participantes de atos irregulares e o levantamento dos itens que tenham sido indevidamente retirados dos estoques.

2. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração, e esclarecido qual seria o grau de envolvimento de militares nos fatos em questão, serão aplicadas, de acordo com as normas legais vigentes, as medidas disciplinares cabíveis nos que cometeram atos contrários à disciplina militar.

3. Sendo possível a recuperação de itens indevidamente retirados, os mesmos serão devolvidos ao centro de triagem, salvo se, futuramente, vier a ser determinado que permaneçam à disposição da Justiça Militar da União, como eventuais objetos de prova.

4. O Exército Brasileiro não é, e não será, tolerante com qualquer ato praticado por seus integrantes que contrariem os princípios éticos e as normas legais. A Instituição vê o presente episódio como grave, sujeito à rigorosa apuração das responsabilidades, porém, como um fato isolado, e continuará com seu firme propósito de apoiar e assistir a população atingida pelas águas e pelos desabamentos, em toda a Região de BLUMENAU/SC e demais localidades do VALE DO ITAJAÍ.

5. Oportuno lembrar que, desde os primeiros sinais de agravamento da situação das chuvas, o Exército Brasileiro disponibilizou, integralmente, seus meios humanos e materiais em apoio à Defesa Civil, já tendo empregado, até o momento, mais de 5 mil homens e mulheres nas ações, alguns deles vindos de outros estados, e que continuará, incansavelmente, a apoiar as autoridades públicas e dar assistência à população atingida.

Nenhum comentário: