sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fundação volta atrás e diz que praias de SC estarão disponíveis no Natal e Ano-Novo


Folha Online
04/12/2008

O governo do Estado de Santa Catarina afirmou na tarde desta quinta-feira que as praias atingidas pelas fortes chuvas deverão ter o trabalho de limpeza concluído em até dez dias, estando totalmente disponíveis no Natal e no Ano-Novo. Inicialmente, as previsões do Famai (Fundação do Meio Ambiente de Itajaí) apontavam que a liberação só aconteceria no prazo de 20 a 30 dias.

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente do governo do Estado) afirmou que será divulgado nesta sexta-feira (5) o primeiro relatório de balneabilidade depois das chuvas que atingiram Santa Catarina. A fundação analisou 185 pontos de praia para determinar a possibilidade de uso pelos banhistas.

As chuvas que atingiram Santa Catarina já deixaram
118 mortos e 31 desaparecidos em todo o Estado. De acordo com balanço da Defesa Civil, 5.533 estão desabrigados - dependem de abrigos públicos - e 27.236 estão desalojados, ou seja, ficam hospedados na casa de amigos e familiares.

As praias atingidas pelas chuvas estão localizadas em uma faixa de 150 km do litoral, do município de Florianópolis até Barra Velha, sendo o trecho mais afetado o das praias de Navegantes e Itajaí, informou o diretor de fiscalização e educação ambiental do Famai, Luiz Fernando Inácio.

Desde ontem o órgão está implantando placas de sinalização e orientação aos banhistas. O maior problema é a fusão do acúmulo de lixo e a salinidade --teor de sal-- das águas.

"Um dos maiores problemas é a grande quantidade de entulho na areia, ferragens, pregos, ferrugens, animais mortos que ainda estão nas águas e aparecem na margem e a necessidade da renovação de areia", afirmou Inácio.

Uma
campanha publicitária está sendo desenvolvida pelo governo do Estado para mostrar que a infra-estrutura do litoral está preparada para receber os visitantes. A campanha ainda não tem data para começar.

Nenhum comentário: