terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Chuva causa alagamentos na cidade e moradores das regiões mais atingidas reclamam da falta de apoio da Prefeitura Municipal e do Corpo de Bombeiros


TRIBUNA CATARINENSE
15/11/2008
Dados fornecidos pela Assessoria de Comunic. SUSDEC/DF
Ricardo Zanon

As fortes chuvas que caíram durante esta semana em Balneário Camboriú, contabilizaram prejuízos aos moradores da cidade. Os residentes da rua Azulão, no bairro Ariribá, foram os mais prejudicados, já que a área está situada em uma depressão. Em vários pontos os alagamentos chegaram a 1,5 metro de altura. Na Praia Brava, um trecho da avenida Carlos Drummond cedeu e foi decretado estado de emergência.

A enxurrada da madrugada de terça-feira (11) trouxe transtornos aos moradores das regiões mais prejudicadas. A dona de casa Márcia Ramos, moradora da rua Azulão, no bairro Ariribá, explicou à reportagem que no início a chuva estava fraca. "Começou aquela chuva fraquinha e aproximadamente à 1h15m da madrugada começou a se intensificar, foi muito rápido", disse. Márcia também questiona a instalação de uma galeria que deveria ter sido construída há aproximadamente um ano. "A promessa é instalar uma galeria para amenizar o problema. Acredito que somente o novo prefeito irá fazer isso, pois até agora nada", enfatiza.

A garçonete Solange Policino perdeu todos os móveis e eletrodomésticos da casa. "Eu cheguei do trabalho e logo após a chuva caiu forte, em 45 minutos estava tudo alagado e meus pertences todos boiavam na enchente, que passava da minha cintura", conta. "A água detonou tudo, inclusive minha moto. Em 45 minutos eu havia perdido tudo, roupas, geladeira, computador, televisão, máquina de lavar, foi um transtorno. Agora temos que arcar com os prejuízos", reclama.

A situação foi alarmante para a dona de casa Rayana Pereira, pois além do transtorno de ver a enchente entrar em sua casa, ela também se preocupava com o filho recém nascido. "Ele tem apenas dois meses, nós ligamos oito vezes para os bombeiros e ninguém apareceu. Eles passavam apenas na Avenida dos Tucanos, mas não entravam aqui", reclama.

O bairro da Praia Brava também sofreu prejuízos com as fortes chuvas. Um trecho da Avenida Carlos Drummond, sob o rio Ariribá, cedeu, formando uma cratera na avenida. Os engenheiros da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) estiveram averiguando o local na tarde de quarta-feira (12). A ação dos reparos na pista será arcada pelas Prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú, já que o trecho atingido se encontra na divisa dos municípios.

Os bairros mais atingidos foram Ariribá, Pioneiros e Nações. O secretário de Obras, Edson Kratz, declarou que pretende refazer toda a tubulação dos trechos atingidos.

Defesa Civil monitora situação dos municípios afetados pelas chuvas

Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) continua, nesta quinta-feira (13), trabalhando em situação de alerta devido às previsões de chuva e aos problemas já registrados no Estado. A situação mais crítica é no município de Itapoá, que, conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, está isolado e com 176 pessoas desabrigadas e desalojadas. A situação de emergência foi decretada na tarde de terça-feira (11).

Para auxiliar as famílias afetadas em Itapoá, o Dedc está providenciando cestas de alimentos, colchões e cobertores. Como o município está sem acesso, pois os níveis dos rios Saí Mirim e Saí-Guaçu invadiram as rodovias, é possível que os mantimentos de menor porte sejam levados através de transporte aéreo.

Três das cinco pessoas que tinham sido registradas, pelo município, como desaparecidas já foram encontradas. As outras duas continuam sendo procuradas. Em Joinville, também no Norte do estado, o número de desabrigados e desalojados diminuiu, passando para 330 pessoas. Ainda no Norte, a cidade de Garuva também registrou problemas relacionados à chuva. Vinte residências foram atingidas, deixando 20 pessoas desabrigadas e desalojadas.

Ao todo, 16 municípios registraram problemas no Dedc, porém, mais cidades podem ter sido afetadas em menor intensidade. "Estamos monitorando, orientando e auxiliando os municípios, visando, principalmente, a segurança da população", explica o gerente de Administração do Dedc, Valdir Valmor Weingartner.

Em todo o Estado, o número de desabrigados e desalojados, registrado no Dedc, até a última quinta-feira, era de cerca de 660 pessoas.

Os municípios que apresentaram problemas são: Águas Frias, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Presidente Castello Branco, Benedito Novo, Camboriú, Mondaí, Rio dos Cedros e Garuva. Dessas cidades, Itapoá e Benedito Novo já decretaram situação de emergência.

Devido às chuvas do mês de outubro, outros 30 municípios já tinham decretado situação de emergência. São eles: Rio dos Cedros, Corupá, Abelardo Luz, Passos Maia, Zortéa, Águas Frias, Belmonte, Entre Rios, Bom Jesus, Cunha Porã, Descanso, Formosa do Sul, Galvão, Iraceminha, Irati, Quilombo, Saltinho, Santiago do Sul, São Domingos, Saudades, Serra Alta, Santa Terezinha do Progresso, União do Oeste, Urubici, Sul Brasil, Celso Ramos, Coronel Martins, Jardinópolis, Xavantina e Modelo.

Nenhum comentário: