terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Defesa Civil divulga lista de produtos necessários para ajudar vítimas em SC



Folha Online
01/12/2008
A Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira uma lista com os produtos necessários para ajudar as vítimas das chuvas mortes e deixaram milhares de desabrigados e desalojados em Santa Catarina.

Em Santa Catarina, as prefeituras das cidades atingidas e a Defesa Civil do Estado criaram postos de arrecadações. Para saber onde ficam, entre em contato com a Defesa Civil pelo fone (48) 4009-9886 ou pelo 199.

O órgão pede doações sobretudo de produtos de higiene pessoal e artigos para limpeza das casas e residências atingidas pelas chuvas.

Segue a relação de produtos:

-sabonetes;
-escova de dente;
-creme dental;
-rolos papel higiênico;
-caixa cotonete;
-xampus;-pentes;
-toalhas de rosto;
-absorventes/ fraldas geriátrica;
-vassouras;-
rodos;
-panos de chão;
-baldes;
-sabão em pó;
-água sanitária;
-sacos de lixo (50 e 100 litros);
-fraldas;-bicos;
-mamadeiras;
-vela/ fósforo;
-colchões;
-travesseiros;
-cobertores;
-pratos de plástico (duráveis);
-copos de plástico (duráveis);
-talheres;
-sacos de plástico de 3 e 5 litros, que não sejam de lixo, já que é para realização de kits de higiene pessoal;
-lonas plástica.
Dinheiro

Além da doação de produtos , a Defesa Civil abriu contas bancárias para angariar fundos para o auxílio às vítimas das enchentes e deslizamentos no Estado. Segundo balanço divulgado pelo governo do Estado na manhã de hoje, as doações ao Fundo Estadual da Defesa Civil - em dinheiro - chegavam a R$ 5.714.157,51.

As doações em dinheiro estão sendo recomendadas pela Defesa Civil como forma de ajudar as vítimas pelas chuvas e para movimentar a economia local. Oito contas bancárias estão recebendo as doações vindas de todo o país. Os interessados podem realizar os depósitos nas seguintes contas:

- Itaú - Agência 0289, conta corrente 69971-2;
- Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta corrente 80.000-8;
- Banco do Brasil - Agência 3582-3, conta corrente 80.000-7;
- Besc - Agência 068-0, conta corrente 80.000-0;
- Bradesco Agência 0348-4, conta corrente 160.000-1
- Sicoob/SC - Agência 1005, conta corrente 2008-7
- Sicred - Agência 2603, conta corrente 3500-9
- Santander - Agência 1227, conta corrente 430000052
Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57

Postos de doações

O posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis, está recebendo doações de alimentos não-perecíveis para as vítimas da enchente. A mercadoria arrecadada será entregue à Defesa Civil Estadual.

O Beto Carrero World, no litoral norte do Estado, também montou uma base de arrecadação de alimentos, roupas, medicamentos, colchões e cobertores na entrada do parque. A assessoria de comunicação informou que qualquer doação pode ser enviada à rua Inácio Francisco de Souza, 1.579, na Praia da Aclimação, na cidade de Penha. O telefone é (0xx47) 3261-2222.

As secretarias regionais da região do Alto Vale do Itajaí (Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó) também montaram bases de arrecadação e distribuição. As pessoas interessadas em doar materiais devem ir nos seguintes locais:

- Colégio Victor Hering
Rua Antônio Cândido Figueiredo, 399, Bairro Vila Nova -Blumenau;

- Fenarreco
Rodovia SC-486, próximo à Havan, centro -Brusque;
- Parque da Marejada
Av. Vicotr Konder, s/n, Bairro Fazenda -Itajaí;

- Arena Multiuso Jaraguá
Rua Gustavo Hagedorn, s/n, Centro - Jaraguá do Sul;

- Colégio Osvaldo Aranha
Rua Lindóia, Bairro Glória -Joinville;

-Depósito da Secretaria Regional
Rua Nereu Ramos, 913, Centro -Timbó.

A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) anunciaram a criação de postos para arrecadar doações para as vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina.

A arrecadação funciona 24 horas na sede da Comdec --na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro--, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira --na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro de Indianópolis, na região da Saúde (zona sul de SP). As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial.

Além da sede da Cruz Vermelha Brasileira, é possível fazer doações nos seguintes postos da entidade (horário comercial):

- Colégio Santo Ivo
Rua Paço da Pátria, 1705, Alto da Lapa

- Iolanda e Marcelo
Avenida Henrique Franco, 135

- Limoeiro - São Miguel Paulista pelo fone: 2025-7369

- ACM - Associação Cristã de Moços
Avenida das Flores, 453 - Jd. das Flores - Osasco

- Restaurante Mostarda
Av. Luis Carlos Berrini, 483, Brooklin Novo
- Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Avenida Dioderichen, 1000, Jabaquara próximo ao metro Conceição
- Felicita Beauty
Rua Dr. Cesário Mota Jr, 383, Vila Buarque - Consolação

- Supermercado Papini
Avenida Professor Papini, 232, Cidade Dutra

- Condomíno Jd. Office Tower
Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 881, Jardins

A Força Sindical Nacional montou um posto de arrecadação em sua sede em São Paulo, na rua Galvão Bueno, 782, na Liberdade.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também está recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores nas estações de trem de maior movimento em São Paulo: Luz, Brás, Barra Funda, Osasco, Santo Amaro, Santo André.

A empresa se responsabilizará pelo transporte das doações, que serão entregues à Defesa Civil de Santa Catarina. As doações podem ser depositadas nas caixas instaladas nas estações ou entregues a um agente operacional.

Água Potável

A Polícia Militar de São Paulo também está recebendo doações. A prioridade, segundo a assessoria da PM, é para a arrecadação de água potável. Para doar, basta procurar um Batalhão da Polícia Militar mais próximo de sua casa. A relação completa está no site da Polícia Militar.

Também é possível realizar doações no Depósito do Fundo Social da Solidariedade em São Paulo, na avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré (das 9h às 16h).

Outros Estados

A Cruz Vermelha Brasileira também está recebendo doações para as vítimas das chuvas de Santa Catarina em outros Estados. O endereço das outras filiais estão no site da entidade.

Recomendações da Defesa Civil

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou nesta quinta-feira uma lista de orientações para os interessados em ajudar. Segundo o órgão, a idéia é evitar problemas gerados pela 'doação desorganizada' como a não correspondência das doações com as necessidades reais dos atingidos.

Veja as recomendações:

-Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil do seu Estado ou município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;

-Atentar para a qualidade do material doado;

-Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre;

-Consultar as autoridades que estão gerenciando a situação para averiguar a real necessidade de doação de gêneros e da quantidade, antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação.

Nenhum comentário: