segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pedra de 30 toneladas destrói casa

JORNAL DE SANTA CATARINA
3 DE NOVEMBRO
RAFAEL WALTRICK

BLUMENAU - Na escadaria de pedra, ao lado das casas de madeira e cimento construídas sobre o morro, a dona-de-casa Michele Pereira da Silva, 18 anos, recebe do cunhado alguns documentos sujos de terra. Com a mão tremendo, ela pega os papéis e ouve a notícia que o parente lhe traz:

– Foi o que sobrou. Não deu pra aproveitar mais nada. Tá tudo embaixo do barro.

A família de Michele foi a que mais sofreu com o deslizamento de uma pedra de 30 toneladas, ontem ao meio-dia, no Morro da Pedreira, Bairro Ponta Aguda. Com a forte chuva que caiu de madrugada, os moradores da Rua José Isidoro Correa viveram momentos de pânico quando a pedra desabou de uma altura de 20 metros, do topo do morro, trazendo consigo muito barro. A casa de Michele foi totalmente destruída. No momento do acidente, ela, o marido e a filha de um ano e cinco meses almoçavam no Bairro Fortaleza, com parentes. Ninguém se feriu.

Técnicos da Defesa Civil avaliam hoje o local do desabamento

Durante a tarde, vizinhos de Michele tiraram os pertences de dentro das casas, com medo de novos deslizamentos. Quatro carros que estavam estacionados na rua, embaixo do morro, foram atingidos por pedras menores e barro.

– Foi a mão de Deus que me salvou. Estava com meu filho e minha neta dormindo quando começou a desmoronar. Não fosse uma árvore atrás de casa desviar a pedra, ela teria atingido minha casa com tudo – relatou a diarista Maria Pereira, 56, ontem à tarde.Segundo a Defesa Civil, a pedra que deslizou não oferece mais perigo para os moradores e as casas próximas não precisaram ser interditadas. Hoje, técnicos da Defesa e um geólogo devem voltar ao local para avaliar a situação do Morro da Pedreira.

Nenhum comentário: