quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Casal de idosos volta para casa e morre soterrado em SC


Agência Folha, em Gaspar
09/12/2008

Um casal de idosos que havia saído da casa após um desmoronamento voltou ao local - considerado área de risco e evacuado pelo órgão -, em Gaspar (140 km de Florianópolis), e acabou soterrado. Os agricultores familiares Zigfritz Taihetch, 77, e Erna Iolanda Cipriano, 79, que haviam sido resgatados e levados a um abrigo após terem a casa atingida, voltaram por conta própria para o terreno e foram atingidos por um desmoronamento no bairro Belchior Baixo. Segundo a Defesa Civil de Gaspar, o casal quis voltar para tentar retomar o trabalho na propriedade. Como a casa já havia sido destruída pela lama que desceu das encostas, o casal abrigou-se num galpão na parte superior do terreno, que foi atingido por novo deslocamento de terra na noite de sábado. O diretor da Defesa Civil de Gaspar, Luiz Mario da Silva, diz que suspeita que o casal foi soterrado devido à movimentação de terra que ainda acumula muita água presa ao solo, já que não choveu no fim de semana.


Bombeiros de Blumenau e homens da Força Nacional de Segurança tentaram iniciar uma operação de resgate dos corpos dos agricultores. Devido ao acúmulo de terra que se formou na propriedade, as buscas foram suspensas. Após a constatação de risco de mais deslizamentos, as equipes não retomaram o trabalho.

No fim de semana anterior, quatro moradores que retornaram para locais interditados por causa de inundações e deslizamentos também foram mortos em Ilhota. As outras mortes registradas durante a semana passada foram referentes a corpos encontrados por problemas no início das chuvas ou por pessoas reconhecidas por parentes no IML.

A direção da Defesa Civil de SC diz que estuda meios jurídicos para impedir que famílias insistam em retornar para casas condenadas. "O caso dos idosos é um fato isolado, mas não dá para deixar que se repita. Está sendo feita uma consulta aos advogados do município", diz Silva.

Cerca de 600 pessoas ainda estão em abrigos de Gaspar por causa do risco de deslizamentos ou porque perderam tudo na inundação. No Estado, são 33 mil pessoas fora de casa - mais de 6.000 só em abrigos.

Nenhum comentário: