segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Estado PRETENDIA virar casa do turismo mundial

JORNAL DE SANTA CATARINA
11 DE NOVEMBRO DE 2008
ROBERTO AZEVEDO

LONDRES - A capital catarinense será a sede mundial do turismo em 2009. Em Londres, ontem à tarde, o governador Luiz Henrique da Silveira assinou o contrato para realização do 9º Fórum Mundial de Turismo (Global Travel and Tourism Summit), uma parceria entre o governo do Estado, Embratur e iniciativa privada.

O encontro é o maior evento empresarial do setor, promovido pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC em inglês), e tem como membros os executivos das 100 empresas líderes do segmento, responsáveis pela geração de quase 300 milhões de empregos e que responde por 10,4% do PIB mundial. Essa será a primeira vez que o evento será realizado na América Latina, entre 13 e 15 de maio, com a presença de 700 empresários internacionais.

– Não há pretensão em dizer que, durante três dias, em maio do ano que vem, Florianópolis e o Estado de Santa Catarina estarão no topo de uma cadeia econômica imprescindível para o desenvolvimento – afirmou o presidente do WTTC, o francês Jean-Claude Baumgarten.

Ele prefere não falar de crise financeira. Considera-se um homem privilegiado por ter participado do Painel RBS, em junho passado, na Capital. Por isso, quando autoridades e convidados, entre eles o ex-técnico da Seleção Brasileira Luís Felipe Scolari, se acotovelaram para acompanhar a assinatura que formalizou o congresso, Baumgarten fez questão de lembrar da beleza, potencial e da recepção que teve em Florianópolis.

O ato de assinatura ocorreu no estande montado pela Embratur, uma estrutura de 750 metros quadrados de muito bom gosto e que foi projetado com as mesmas curvas imortalizadas na obra de Oscar Niemeyer, com painéis gigantescos do Brasil e com forte referência a Santa Catarina. Tudo isso no Parque Excel, a 40 minutos da área central da capital inglesa, preparado para receber, entre outros eventos, a Olimpíada de 2012.

– Estamos dando um passo decisivo para colocar o Estado e Florianópolis, minha terra-natal, em outro patamar de visibilidade – declarou Jeanine Pires, presidente da Embratur, para quem grandes investimentos no setor vão chegar com o congresso.

Pouco antes de ter início a assinatura do contrato, Marcos Barboza, diretor Institucional do Grupo RBS em Santa Catarina, formalizou um contrato com o WTTC de parceria de mídia do evento. A participação, segundo Barboza, se dará pela concessão de mídia em todos os veículos do Grupo RBS.

– Santa Catarina dará um salto com este evento. E nossa atuação, que teve início com a realização do Painel RBS, será a de dar o total apoio à iniciativa – reforçou Barboza.

O governador, Jeanine Pires e Baumgarten convidarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do fórum. A audiência está prevista para 27 deste mês, em Brasília.– A capital de Santa Catarina será outra cidade depois desta convenção internacional e também estará muito mais preparada para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2014 – declarou Luiz Henrique.

Nenhum comentário: