sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Porto de Itajaí (SC) retoma atividades parcialmente


PABLO SOLANO
da Agência Folha
05/12/2008

Quase duas semanas após as chuvas que causaram a interrupção das atividades, o porto de Itajaí retomou parcialmente ontem as operações. Um navio de pequeno porte atracou no terminal da Braskarne, privado e afastado da área destruída pela enchente.

Inicialmente, a previsão era que o porto voltasse a operar em 30 dias, quando a dragagem de R$ 30 milhões paga pelo governo federal melhoraria as condições de navegabilidade, prejudicadas pelo acúmulo de argila e areia no fundo do rio.

O diretor comercial do porto, Zenaldo Feuser, disse que estudos apontaram que navios de pequeno porte podem atracar nas áreas que não foram destruídas e no cais de Navegantes, localizado na outra margem do rio Itajaí-Açu.

Hoje está prevista a atracação de um navio com destino a Montevidéu (Uruguai). Amanhã deverá atracar um dos navios que seguirá de Santos para fazer o transporte de contêineres para o porto paulista, de onde serão exportadas cargas retidas em Itajaí desde as chuvas.

O diretor comercial afirma que em cerca de 30 dias os navios de grande porte poderão atracar em Itajaí, caso novas chuvas não atrapalhem a dragagem - que poderá durar 90 dias. Nesse período, chuvas e alterações na correnteza podem forçar a paralisação momentânea das atividades.

Segundo Feuser, as análises no Itajaí-Açu apontam que o píer do porto poderá receber os passageiros na temporada de verão, reduzindo prejuízos para o turismo.

Nenhum comentário: