terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Exército subiu a Pedro Krauss para ajudar na saída das famílias

JORNAL DE SANTA CATARINA
14 DE NOV. DE 2008
DANIELA PEREIRA

BLUMENAU - A relutância em deixar o local onde mora há 61 anos foi vencida pelo instinto de preservação da vida. Com a casa em risco de ser soterrada pelo barro que desce do morro, Araci Ponciano, 73 anos, passou a noite na Escola Básica Municipal Tiradentes, ao lado da família, na Rua Pedro Krauss Sênior, Bairro Vorstadt. Assim como a senhora, cerca de 40 famílias brigaram para ficar em casa quarta-feira, mas depois das explicações da Defesa Civil sobre o perigo, começaram ontem a sair de casa.Assim como ocorreu no Morro Coripós, as secretarias de Assistência Social, Obras, Regularização Fundiária e Habitação e a Defesa Civil montaram um posto de atendimento na Escola Tiradentes. No local, as famílias são cadastradas para que tenham o direito ao auxílio aluguel de R$ 300. A escola também irá receber os desalojados, assim como a Igreja Bom Jesus.

Para ajudar na mudança das famílias, foram chamados recrutras do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, motoristas e caminhões da prefeitura e moradores do bairro. A movimentação no trecho de cerca de 300 metros de rua onde ficam as casas que devem ser abandonadas ocorreu durante todo o dia.

Uma equipe da prefeitura conversou com os moradores que estavam sendo retirados e entregou um comunicado, informando sobre o risco e a necessidade da saída imediata.– A gente sabe que é perigoso e tem que sair. Mas é tão difícil deixar o palacinho da gente, que levamos uma vida para construir. Tenho muito amor nas minhas coisinhas – disse Araci, lembrando que na quarta-feira discutiu com os policiais que tentavam retirá-la.Nenhuma família poderá retornar ao local. Quem paga aluguel terá que procurar outro lugar. Aqueles com casa própria entrarão para o programa de moradia da prefeitura. Até o final da tarde de ontem, 15 famílias ainda continuavam em casa, esperando auxílio para a mudança.

Com mais de dois meses de chuva, o morro da Rua Pedro Krauss Sênior sofreu processo semelhante ao Morro Coripós. A água se infiltrou entre as rochas e abriu fendas, provocando os deslizamentos. A diferença é que no Vorstadt a abertura das rachaduras não está visível, pois estas ficam acima das casas e não nas ruas, como na Rua Germano Grosch, no Coripós. Por isso não houve tempo para prevenir o desbarrancamento.

Nenhum comentário: