sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Defesa Civil de Gaspar (SC) avalia que 1.100 casas precisam ser reconstruídas


05/12/2008 - 10h45
da Folha Online

A chuva que assolou
Santa Catarina deixou 118 mortos, desalojou milhares e provocou vários problemas em infra-estrutura nas cidades. Só em Gaspar (SC) a prefeitura calcula que 1.100 casas terão de ser reconstruídas.

Relatório da Defesa Civil da cidade enviado aos governos estadual e federal aponta que outras 6.200 residências tiveram problemas parciais.

O diretor da Defesa Civil de Gaspar, Luiz Mario da Silva, afirma que a maior parte das casas não poderão ser reconstruídas no mesmo local. "Os deslizamentos devastaram áreas inteiras", disse.

Uma reunião realizada ontem na secretaria de Planejamento do município decidiu que terrenos terão de ser desapropriados. As verbas que serão empregadas na reconstrução e o tempo que isso irá demandar ainda não foram definidos.

Ao menos 1.130 pessoas permanecem fora de suas casas na cidade. Um número não computado permanece em casa de amigos ou parentes. Oficialmente a Polícia Civil contabiliza dois desaparecidos.

Técnicos monitoram as condições das casa que ficaram de pé. A maior preocupação é em relação aquelas situadas às margens do rio Itajaí-Açu. Ao menos 70% da cidade foi atingida pelos alagamentos ou deslizamentos de terra. Os únicos pontos que foram poupados são alguns localizados na região central da cidade.

Nenhum comentário: